DEUS É FIEL

DEUS É FIEL
Eu e minha familia temos vivido isso

quinta-feira, 31 de março de 2011

Irineu Diniz - Buzz - Público
CRESCIMENTO ESPIRITUAL Ezequiel 47: 1-5: 1 Depois disso me fez voltar à entrada do templo; e eis que saíam umas águas por debaixo do limiar do templo, para o oriente; pois a frente do templo dava para o oriente; e as águas desciam pelo lado meridional do templo ao sul do altar. 2 Então me levou para fora pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora até a porta...
CRESCIMENTO ESPIRITUAL


Ezequiel 47: 1-5:

1 Depois disso me fez voltar à entrada do templo; e eis que saíam umas águas por debaixo do limiar do templo, para o oriente; pois a frente do templo dava para o oriente; e as águas desciam pelo lado meridional do templo ao sul do altar.

2 Então me levou para fora pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora até a porta exterior, pelo caminho da porta oriental; e eis que corriam umas águas pelo lado meridional.

3 Saindo o homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir, mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.

4 De novo mediu mil, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos.

5 Ainda mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar; pois as águas tinham crescido, águas para nelas nadar, um rio pelo qual não se podia passar a vau.

6 E me perguntou: Viste, filho do homem? Então me levou, e me fez voltar à margem do rio.

- Para mim esse texto está ligado directamente com o texto do evangelho de João capítulo 7: 37-39. Neste capítulo do evangelho de João mostra Jesus como um participante da festa dos tabernáculos, essa festa durava oito dias e uma característica interessante é que um sacerdote pegava um jarro de ouro e, em procissão, ia até o tanque de Siloé e enchia o jarro de água do tanque, se encaminhando até ao altar do templo onde derramava a água nas extremidades do altar. Tanto o texto de Ezequiel como esse ritualismo sacerdotal simbolizavam a descida do Espírito Santo, no caso, do derramamento de água no altar do templo era uma representação do texto de Ezequiel. O mais interessante que a festa durava 8 dias, e é justamente no oitavo dia quando não se derramava água no altar mas era feita apenas uma oração para que Deus mandasse chuva, que Jesus vem e diz: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Ou seja, Jesus é o cumpridor da profecia de Ezequiel, é ele quem derrama a verdadeira água do céu(como eles pediam no oitavo dia), O Espírito Santo sobre aquele que nele crê.
- O interessante é o progresso e o aumento das águas no texto de Ezequiel. Elas começam como um pequeno que filete que sai do altar depois aumentam até dar no tornozelo do homem(anjo) que a media, em seguida passou a atingir os joelhos do homem, em outra medida as águas já estavam nos ombros do homem e por fim as águas aumentaram tanto que se tornaram muito profundas e para atravessá-las só a nado.
- Assim precisa ser a vida de um discípulo de Jesus quando mais mergulhar nas águas do Espírito mais se tornará parecido com Jesus, mais terá a vida de Deus em si mesmo. Assim é o crescimento espiritual sadio, ou seja, é algo progressivo: Primeiro começa com a água do Espírito dando nos calcanhares, depois no joelho, em conseguinte nos ombros e por fim o mergulho completo em Deus onde podemos nadar a vontade. Mas não nos esqueçamos tal crescimento é progressivo dura a vida toda do discípulo. O ideal é que no fim da vida o discípulo esteja tão parecido com Jesus que este mundo já não consegue contê-lo, ele se torna maior que o universo a tal ponto que só há espaço para ele na glória de Deus. Isso aconteceu com Pedro, no início um discípulo frágil mas, no fim, um gigante que morre crucificado de cabeça para baixo. Assim foi com todos eles. Vamos a cada dia mergulhar em Deus, só quem mergulha nas águas do Espírito crescerá espiritualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário